Programa do Bolsa Família. Créditos: (depositphotos.com / rafapress)
No início de 2025, muitas famílias aguardam a retomada dos pagamentos do Bolsa Família. Muitos beneficiários estão ansiosos para verificar os valores e datas disponíveis por meio do aplicativo oficial do programa. O Ministério do Desenvolvimento Social utiliza os primeiros dias do ano para realizar verificações cadastrais. Feita a confirmação, o fechamento da folha de pagamento garante que as informações sejam disponibilizadas no aplicativo da Caixa Econômica Federal a partir de 7 de janeiro de 2025.
Como funciona a verificação dos cadastros?A verificação dos cadastros pelo MDS é um processo detalhado que ocorre nos primeiros dias de janeiro. Nessa fase, todos os dados fornecidos pelas famílias são confrontados com informações de outras bases de dados governamentais para garantir a precisão e a conformidade com os critérios do programa. Durante o período de 2 a 6 de janeiro, o módulo de manutenção do SIBEC é temporariamente suspenso para gerar a folha de pagamento do mês.
A geração da folha de pagamento ocorre entre os dias 4 e 6 de janeiro, permitindo que a partir do dia 7 as famílias consultem os detalhes no aplicativo do Bolsa Família. Essa atualização é vital para que as famílias possam planejar seu orçamento de forma eficaz.
Quando as famílias acessam o pagamento?Seguindo os normativos do programa, os pagamentos do
Bolsa Família em janeiro de 2025 ocorrerão nos últimos dias úteis do mês. O critério usado é o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários. Este sistema permite organizar de modo progressivo o repasse dos valores, evitando sobrecargas no sistema bancário.
As datas de pagamento por NIS são estrategicamente distribuídas para que todos recebam dentro do mês. Começa em 20 de janeiro para o NIS final 1 e segue até 31 de janeiro para o NIS finalizado em 0.
Como consultar o Bolsa Família pelo aplicativo?Pagamentos. Créditos: (depositphotos.com / Etalbr)Consultar o benefício pelo aplicativo do Bolsa Família é um processo intuitivo, mas que requer atenção. A partir de 7 de janeiro, todas as famílias inscritas no
Cadastro Único podem utilizar essa ferramenta. O passo a passo é simples:
Abra o aplicativo e faça login com suas credenciais.
Na tela principal, busque pela opção de consulta de benefícios.
Verifique os detalhes sobre o pagamento de janeiro.Em caso de irregularidades ou inconsistências nos dados cadastrais, as famílias precisam regularizá-los para garantir o recebimento do auxílio nos meses subsequentes.
Fonte: O Antagonista
0 Comentários