Investimentos em infraestrutura, aquisição de equipamentos e ampliação de equipes elevaram a qualidade do serviço oferecido
A Prefeitura de Porto Velho finaliza a atual gestão destacando avanços na saúde bucal, resultado de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Saúde Bucal. Entre as melhorias, a cobertura passou de 45,74% em 2017 para 61,34% em 2024, refletindo os investimentos estratégicos e a ampliação dos serviços, que beneficiaram a população.
O resultado positivo foi impulsionado por fatores como investimentos em infraestrutura dos consultórios e unidades, aquisição de equipamentos, capacitação profissional, além da ampliação das equipes de atendimento, que passou de 53 em 2017, para 79 atualmente.
A gerente da Divisão de Saúde Bucal, Francielli Pasquim Tolotti, destaca que o aumento da cobertura foi possível devido ao planejamento estratégico e à aquisição de materiais modernos. “Somente nos últimos dois anos foram elaborados oito processos de compras, resultando em mais de R$ 3 milhões investidos em materiais permanentes e de consumo, garantindo maior qualidade nos serviços oferecidos”, afirmou.
Foram adquiridas 64 novas cadeiras odontológicas
EQUIPAMENTOS
Entre os equipamentos adquiridos estão 64 novas cadeiras odontológicas, 29 aparelhos de raio-x, 42 aparelhos de ultrassom, 111 mochos, 67 autoclaves, 52 compressores, 47 seladoras e mais de 500 kits de instrumentais odontológicos. Esses itens foram distribuídos para melhorar o atendimento tanto na zona urbana quanto na rural.
Para tanto, a parceria com deputados estaduais, federais e vereadores foi fundamental, pois encaminharam recursos de emendas parlamentares que possibilitaram a melhoria dos equipamentos dos consultórios odontológicos.
Além disso, a Prefeitura reformou consultórios odontológicos em diversas unidades de saúde, incluindo Palmares, Mariana, Terra Santa, Vista Alegre do Abunã, Linha 28, Agenor de Carvalho, Nova Mutum, Nazaré, Lago do Cuniã, São Carlos, além das UPAs.
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) também receberam equipamentos avançados, como motores rotatórios e localizadores apicais, para atender à demanda por tratamentos mais complexos, como endodontia.
Resultados alcançados são fruto de uma gestão comprometida em ampliar o acesso e a qualidade dos serviços
O impacto das melhorias pode ser medido pelos números: em 2024, foram realizados 265 mil procedimentos odontológicos, mais que o triplo do registrado no início da gestão, quando eram cerca de 80 mil por ano.
Para Eliana Pasini, secretária municipal de saúde, os resultados alcançados são fruto de uma gestão comprometida em ampliar o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos à população. “Com investimentos em infraestrutura, modernização de equipamentos e capacitação das nossas equipes, conseguimos elevar a cobertura de atendimento de forma expressiva, beneficiando tanto a zona urbana quanto a rural.
Além disso, o apoio de nossos parceiros e o diálogo constante com parlamentares foram fundamentais para que essas melhorias se tornassem realidade. Hoje, podemos afirmar com orgulho que a saúde bucal em Porto Velho avançou como nunca, oferecendo mais dignidade e qualidade de vida aos nossos cidadãos”.
Com os investimentos, as equipes de atendimento passaram de 53 em 2017, para 79 atualmente
SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS DA REDE MUNICIPAL
Os serviços estão distribuídos em diferentes níveis de atenção:
• Unidades Básicas de Saúde (UBS): atendem procedimentos básicos como limpeza, aplicação de flúor, restaurações e extrações simples.
• Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs): especializados em tratamentos complexos, como canais e cirurgias.
• Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): oferecem atendimento de urgência odontológica, com disponibilidade 24 horas na UPA Leste e de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na UPA Sul.
PARCEIROS
Nesse processo, de fortalecimento da saúde bucal no município, a Semusa contou com diversas parcerias, como a colaboração com a Faculdade Fimca para diagnóstico de lesões cancerizáveis e o atendimento a pacientes com deficiência pela Associação Pestalozzi.
O diálogo com parlamentares também contribuiu para a melhoria dos serviços, pois através deles foi possível captar recursos e, assim, melhorar o parque de máquinas da saúde bucal da prefeitura. São eles, senador Confúcio Moura, deputados federais Mariana Carvalho, Lúcio Mosquini e Coronel Chrisóstomo, deputado estadual Alan Queiroz e vereadores Paulo Tico, Valtinho Canuto, Marcelo Reis, Joel da Enfermagem, Elis Regina e Carlos Damasceno.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários