Em 2023, o estado conquistou o título de Melhor Cacau do Brasil, com a vitória nas categorias Varietal e Mistura (Blend)
Porto Velho, Rondônia - Os produtores de cacau de Rondônia voltam a se destacar no cenário nacional, reafirmando sua posição de liderança no país. Rondônia se mantém no topo dos melhores cacaus do Brasil, com posição de 2° e 3° lugar no Concurso Nacional de Cacau Especial de 2024, em Belém. Em 2023, o estado conquistou o título de Melhor Cacau do Brasil, com a vitória nas categorias Varietal e Mistura (Blend). O resultado é o reflexo de políticas públicas do governo do estado voltadas à valorização da produção local.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o trabalho da gestão estadual em promover incentivos e ações que estimulam a qualidade e sustentabilidade da produção. “As premiações demonstram o engajamento dos nossos produtores e da parceria com o Poder Público. O estado se consolida como um dos maiores produtores de cacau do Brasil, e isso gera desenvolvimento, tanto econômico quanto social.”
Rondônia reafirma sua posição na cacauicultura nacional, após permanecer no ranking de Melhor Cacau do Brasil no Concurso Nacional do Cacau Especial. A vitória, que coroa os esforços de anos de trabalho e dedicação, confirma que o estado está entre os grandes nomes da cacauicultura mundial. Veja os vencedores:
Categoria Varietal
1ª lugar – Miriam Aparecida Federicci (Pará)
2º lugar – Luciano Ramos Lima (Bahia)
3º lugar – Mauro Celso Tauffer (Rondônia)Categoria Mistura
1º lugar – Agrícola Cantagalo Ltda (Bahia)
2º lugar – Mauro Celso Tauffer (Rondônia)
3º lugar – Robson Brogni (Pará)
CACAU DE RONDÔNIA
Em 2023, a produção de cacau de Rondônia recebeu um selo de reconhecimento que coloca o estado no mapa nacional e internacional: a Indicação Geográfica (IG), concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Esse selo atesta a excelência e singularidade do cacau rondoniense, cultivado em mais de 2,3 mil propriedades espalhadas por todo o estado.
Rondônia ocupa, o 4º lugar na produção de cacau no Brasil e o 2º lugar na Região Norte, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com uma crescente adesão à cultura do cacau em mais de 2.300 propriedades, o estado tem mostrado que é possível conciliar sustentabilidade, inovação e excelência na produção de amêndoas de alto valor agregado.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, a conquista é um marco na história da cacauicultura local, que cresce a passos largos com a adoção de tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis. “O estado segue avançando com passos firmes na direção do crescimento sustentável da cacauicultura. Estamos cada vez mais preparados para atender aos mercados mais exigentes, e essa premiação é uma demonstração clara do potencial de Rondônia para ser um dos maiores produtores de cacau fino do mundo”, frisou.
Com uma produção de cacau que se destaca pela excelência e inovação, Rondônia está cada vez mais próximo de consolidar-se como uma referência global no setor, garantindo que suas amêndoas finas sigam conquistando prêmios e mercados internacionais.
0 Comentários