O ano de 2024 marcou o fortalecimento de Rondônia como um destino atrativo para abertura de empresas. O estado destacou-se com o aumento da instalação de novos negócios a cada mês, alcançando o registro de 22.936 mil empreendimentos nos 10 primeiros meses deste ano, conforme balanço da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer).
O governo de Rondônia trouxe para o estado, pela primeira vez, a discussão nacional sobre evoluções no ambiente de negócios, com a realização do Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil, e os alinhamentos para o futuro do desenvolvimento do país. Uma conquista marcada pela evidência no cenário nacional do desempenho rondoniense na promoção de negócios.
INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
O governo de Rondônia trouxe para o estado, pela primeira vez, a discussão nacional sobre evoluções no ambiente de negócios, com a realização do Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil, e os alinhamentos para o futuro do desenvolvimento do país. Uma conquista marcada pela evidência no cenário nacional do desempenho rondoniense na promoção de negócios.
INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
Aperfeiçoamento do sistema ao longo do ano, facilitou o registro de empresas, com mais agilidade e menor custo
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o governo do estado trabalha com ações estratégicas de estímulo à atividade empreendedora, e ressaltou que, os esforços concentram-se em dar condições para que quem queira empreender em Rondônia não esbarre em burocracia.
‘‘O governo do estado tem investido na simplificação, agilidade e modernização da Jucer, assim, quem procura registrar uma empresa consegue ser acolhido com um serviço focado em contribuir para um ambiente de negócios seguro e produtivo”, salientou Marcos Rocha.
O trabalho de incentivo aos empreendedores se estende a uma agenda de conexão completa de todos os elos de fomento à empregabilidade, desde o apoio à produção até a conquista de mercados consumidores, o que tem refletido positivamente nos indicadores econômicos, a exemplo da menor taxa anual de desemprego do Brasil apresentada pelo estado.
PERFIL EMPREENDEDOR
O vice-presidente da Jucer, Eder Neves Falcão, destacou que Rondônia tem um perfil empreendedor que vem se concretizando com o fortalecimento da abertura de empresas, e que o estado avança cada vez mais como ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento local e geração de emprego e renda. ‘‘O ano foi marcado por investimentos na modernização dos processos de facilitação de abertura de empresas, o que permite que os negócios sejam registrados de forma automatizada, com agilidade e menos custo, resultado de investimentos em modernização tecnológica, capacitações e no fortalecimento da integração com órgãos parceiros e os 52 municípios’’, afirmou.
AMBIENTE DIGITAL
Rondônia alcançou o registro de 22.936 mil empreendimentos nos 10 primeiros meses do ano
As melhorias nos serviços digitais da Junta Comercial têm impactado diretamente o ambiente de negócios. O registro de empresas no estado acontece por meio do sistema ‘‘Empresa Fácil RO’’, que pode ser acessado no link https://www.empresafacil.ro.gov.br/.
Consolidada como 100% digital, a Jucer aperfeiçoou o sistema informatizado ao longo de 2024, para facilitar o registro de empresas, com mais agilidade e com menor custo.
Entre as ações destacam-se:Capacitações e treinamentos de servidores, contadores e usuários do sistema Empresa Fácil Rondônia, nos 52 municípios, implantando as melhores práticas de desburocratização e simplificação;
Avanços na legislação sanitária em todos os municípios, propiciando a dispensa de mais de 1.143 atividades econômicas e estabelecendo os processos simplificados para atividades de médio risco;
Melhorias dos procedimentos e automatização do processo de dispensa do licenciamento junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), para abertura e regularização de empresas, com 1.259 das atividades econômicas dispensadas de licenciamento respeitados os critérios de até 200 metros quadrados de área;
Implantação em todos os órgãos estaduais e municipais da dispensa de licenciamento para Microempreendedor Individual (MEI); e
Automatização das inscrições municipais.
Com investimentos de R$ 241 mil, o conjunto dessas ações reduziu em até 93% o custo médio para abertura de empresas em Rondônia.
INOVAÇÃO
O ano de 2024 foi marcado por aperfeiçoamento e inovações na Jucer. O vice-presidente da instituição destacou que entre os projetos iniciados este ano estão A Junta junto do Empreender, projeto Permanência; também houve a modernização da estrutura tecnológica da Jucer e a implementação e manutenção do uso de Inteligência Artificial (IA). ‘‘Os esforços focados na inovação dos serviços empresariais são essenciais para implementar novas tecnologias e as melhores práticas dentro do sistema de registro mercantil, tornando-o mais eficiente e atrativo, promovendo benefícios aos empreendedores, e todo o desenvolvimento da sociedade rondoniense’’, frisou.
Jucer investe na modernização e inovação dos serviços prestados aos empreendedores
Confira as principais novidades iniciadas em 2024:
Junta junto do Empreender – projeto consiste em realizar pontos de atendimentos descentralizados no estado para levar até o empreendedor educação empreendedora e incentivo à formalização, em parceria com a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Este ano foram realizadas ações como organização de palestras, workshops e cursos de educação empreendedora. Além de atendimentos personalizados sobre legalização e regularização dos negócios;
Projeto Permanência – projeto refere-se a um estudo para ajudar na manutenção das empresas, a fim de obter uma compreensão mais profunda das principais razões por trás do fechamento das empresas em um curto período de tempo. Posteriormente, fornecer suporte personalizado e estratégico para a sustentabilidade e sucesso dos negócios a longo prazo.
Modernização da estrutura tecnológica – houve troca de todos os computadores para equipamentos de alta performance; tratamento de banco de dados; proteção de dados; software para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); redundância de serviço de internet e, disponibilização de suporte técnico aos órgãos e usuários do sistema Empresa Fácil Rondônia até as 20 horas.
Inteligência Artificial para análise de processos de registro – início do processo de testes para implementação da ferramenta de reconhecimento ótico de caracteres e inteligência artificial, vinculada ao Sistema Integrador Estadual da Redesim – SIGFácil, para extração e análise de informações de processo de abertura, alteração e baixa de empresas; e implementação de procedimento de verificação e validação dos dados declarados pelo usuário de forma automatizada.
0 Comentários