
Procurador-Geral de Justiça em cerimônia da OAB/RO
Porto Velho, Rondônia - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) esteve presente na solenidade de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO), realizada nesta segunda-feira (17/2), no teatro Palácio das Artes. O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, compôs mesa de autoridades no evento, que marcou a recondução de Márcio Nogueira à presidência da Ordem para o biênio 2025/2027.
Fortalecimento da democracia
Durante seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça destacou a importância do diálogo entre o MPRO e a OAB para o fortalecimento da justiça e a efetividade dos direitos dos cidadãos. “Devemos celebrar uma nova posse, mas celebrar também um pacto em torno da justiça, da cidadania e da democracia. Sempre é tempo de refletirmos sobre nossos papéis na sociedade e sobre todas as nossas responsabilidades como operadores do Direito”, afirmou.
Colaboração institucional
O PGJ ressaltou que a relação entre o Ministério Público e a OAB deve ir além do vínculo institucional, tornando-se uma parceria baseada no diálogo aberto, transparente e permanente. “Nosso relacionamento não pode ser visto como competição, mas como um processo de colaboração. O exercício da advocacia e a atuação do Ministério Público devem caminhar juntos em prol da justiça, da ética e da proteção dos direitos”, pontuou.
Pilar da justiça
O Procurador-Geral reforçou ainda o papel essencial da advocacia na estrutura da sociedade e na defesa das liberdades. “Cada advogado e cada advogada é um defensor da ordem jurídica, um guardião dos direitos e das garantias que sustentam o nosso Estado de Direito. Seu papel é essencial”, enfatizou.
Compromisso com o bem comum
Por fim, Alexandre Santiago parabenizou o presidente reeleito da OAB/RO e desejou êxito na nova gestão. “Que possamos nos inspirar mutuamente e trabalhar lado a lado, não apenas nas instâncias judiciais, mas em qualquer lugar onde o nome injustiça for proferido. Vamos juntos, com coragem, entusiasmo e determinação, transformar os desafios em oportunidades e construir um futuro melhor”, concluiu.
O Ministério Público de Rondônia reafirma seu compromisso com a defesa da justiça, dos direitos fundamentais e do fortalecimento das instituições democráticas, garantindo que a sociedade tenha suas garantias protegidas e respeitadas.
Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
0 Comentários